Catálogo de Obras do Autor

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Uma carta de afeto e de ternura ao professor que sonha





Simão de Miranda (do meu livro 100 lembretes e uma carta para a auto-estima do professor, Papirus, 2006)
http://www.simaodemiranda.com.br/
Professor, meu companheiro; professora, minha companheira: como eu desejo que estas palavras que vos remeto silenciem águas, cintilem paraísos, reluzam cristais!Creio irem com elas significados que o silêncio guarda sem o menor dos melindres. Às vezes com dores. Outras com dúvidas. Muitas com medos. Sobretudo, centenas com sonhos e alegrias.Vão desejos que precisamos expressar, para que não nos sufoquem, mesmo que por um minuto. Ora, um minuto é partícula diminuta de tempo, mas nele cabem mil boas intenções!Vai, com meu texto, um pretexto: janelas que nos abram outras janelas, como no hipertexto.Estas palavras não querem ser delírios, nem ousam ser doutrinas. Apenas, e humildemente, bichos microscópicos onde possam latejar motivações. Não têm pretensão de serem retóricas, nem quer para si as máscaras dos desatinos. Querem ser viço e vicissitude.Querem ser falas que constroem a gente. Querem ser pérolas ignotas ocultas nas ostras. Talvez flechas certeiras. Quem sabe, terrenos e sementes. Querem prometer, sem comprometer, afetos.Querem ser lampejos que transbordem a vida. Quiçá, arco-íris e potes de ouro. Quem dera, querências que precisamos alimentar.Querem, enquanto crepúsculos, semear auroras. Querem dar cheiro ao livro novo, de palavras velhas ainda não saboreadas. Querem ser o orvalho que cai sereno, serenando a alma.A palavra, enfim, reveste-se da magia mais intensa e pode sinalizar o teor de confiança que venhamos a possuir acerca de nossas potencialidades.Desejo, meu companheiro e minha companheira de ofício, que sabem a dor e a delícia deste labor, que faça uso destes lembretes diariamente, pois para este extraordinário elixir não há contra-indicação. Coloque-os em prática e depois me diga se realmente eu tinha razão.Com o abraço mais afetuoso do amigo


3 comentários:

Anônimo disse...

Testando comentarios

Anônimo disse...

É como lhe digo, Viva! ao brasil e ao povo do Pernambuco!
KleberSilva

Simão de Miranda disse...

Alõ... AlÕ...